OnLine

Aplicativo “Meu Deputado” vigia os gastos dos parlamentares

Desde 2009, a Lei da Transparência busca manter aos olhos da sociedade todas as ações e gastos do poder público. Apesar de a lei permitir a consulta de todos os dados públicos que dizem respeito principalmente aos gastos feitos com dinheiro público, o acesso aos dados muitas vezes não é simples. Pensando nisso, os estudantes do Brazilian Education Program for iOS Development (BEPiD) – programa para capacitação em tecnologias iOS da PUC do Rio Grande do Sul (PUC-RS) – resolveram facilitar a vida de quem quer fiscalizar os gastos das verbas parlamentares.
Pelo aplicativo Meu Deputado, é possível verificar como cada um dos 513 deputados federais que integram a Câmara de Deputados gastam os recursos.
No aplicativo, é possível ver como e com o que cada deputado gastou as verbas indenizatórias destinadas ao pagamento de despesas com passagens aéreas, transporte, alimentação e aluguel de escritórios. Além disso, é possível comparar a atuação de até cinco parlamentares no que diz respeito não só ao gasto das verbas, mas também ao número de projetos apresentados e aprovados durante a legislatura. O usuário também pode fazer um teste e verificar qual parlamentar pensa mais parecido com ele e marcar como favoritos os deputados para acompanhar mais de perto o que é realizado por ele dentro da Câmara. Desde que foi lançado, há pouco mais de um mês, o aplicativo já foi baixado por 15 mil pessoas.
Cláudio Dias Júnior, um dos cinco integrantes da equipe que desenvolveu o app, contou que a plataforma busca aumentar a transparência na política, já que as decisões dos parlamentares afetam a vida de cada um direta ou indiretamente. “Nós buscamos resolver um problema de transparência, facilitar a visualização dos dados para transformá-los em informação”, conta.
Dias Júnior acrescenta que a ideia é traduzir, para uma linguagem mais simples, as iniciativas dos parlamentares e mostrar de forma clara como funciona o dia a dia nos corredores da Câmara dos Deputados.
Android http://migre.me/w0k9O 
IOS http://migre.me/w0kbx
Compartilhar Google Plus

Autor ...

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial