OnLine

Aos 89, Cid Moreira se lança como Youtuber e não pensa em aposentadoria

Jornalista, locutor, apresentador e agora Youtuber. Aos 89 anos, Cid Moreira comemora um novo desafio profissional ao lançar o Canal da Bíblia, no qual explora sua especialidade: a leitura de passagens sagradas. 

Com uma carreira de mais de 70 anos, o ex- âncora do "Jornal Nacional", entre 1969 e 1996, não pensa em parar de trabalhar. "Não concebo a vida sem trabalho. Quando eu era garoto chegava até a juntar esterco para vender e não parei mais. Essa palavra aposentadoria até me irrita. Me recuso. Só Deus vai me aposentar", diz ele em conversa com o UOL, numa pausa das gravações no estúdio de sua casa em Petrópolis, região serrana do Rio. 

Lançado no último dia 12, o canal vai publicar um vídeo novo por semana. Embora não acompanhe redes sociais e outros canais do YouTube, ele reconhece o poder que a internet tem para revelar talentos, e relaciona a queda de audiência da televisão nos últimos anos e as novas plataformas digitais. "Vivi a época áurea da TV, hoje é um sacrifício chegar aos 20 pontos, na minha época era totalmente diferente. Mas acho normal essa migração, os veículos vão se aprimorando. O que está sendo demonstrado aí é que a internet possibilita a todo ser humano o direito de aparecer de alguma forma. Tem acontecido de muitos profissionais que surgiram na internet e estão brilhando na TV, mas que surgiram de brincadeirinha. As pessoas de valor têm mais chance hoje de aparecer, começam a brincar em casa, criam um grupo na rede social e de repente o cara está tão famoso como se fosse contratado de uma grande rede de TV." 

O jornalista, que começou sua carreira no rádio e tem passagens pelo teatro e cinema, marcou o público com sua longa carreira na Globo na bancada do "Jornal Nacional" e com narrações para o "Fantástico". Cid diz ter saudade do passado, mas não sente vontade de  voltar, "Como qualquer ser humano, todos nós temos fases. Quando criança, sonhava em ser médico, aviador. A vida foi me levando a outro caminho. Fui para a rádio em Taubaté, conheci muita gente. Meu primeiro contrato em São Paulo foi com a Bandeirantes e ali conheci gente famosa: Dias Gomes, Ivani Ribeiro, Janete Clair, Mario Lago. Vim para o Rio contratado pela rádio Mayrink Veiga e de repente a Rádio Nacional ganhou uma concorrente à noite. Tive a fase do rádio, do cinema e do teatro. Durante muito tempo eu só gravava comerciais. São fases. Todas elas eu achei brilhantes. Todas dão saudade, mas compreendo como fases, e você vive, lembra delas e já passa para outra. Agora estou numa fase que não troco por nenhuma delas."

Vitalidade

Dono de uma voz marcante e inconfundível, Cid não sofreu com as mudanças do timbre da idade e entrega um segredinho para mantê-la saudável. "Agora, aos 90, minha voz está melhor do que naquela época que comecei na rádio como locutor. Já usei sal marinho, cravo-da-índia mas atualmente uso gengibre. Mastigo um pedaço e a voz fica sempre boa." Até pouco tempo, Cid Moreira praticava tênis com frequência e, apesar da idade, está longe de ser sedentário. "Parei agora porque com 90 corro o risco de cair e ter uma fratura. Faço musculação e pilates, que para mim é mais completo. Também não abro mão da minha sauna. Espero mostrar isso no meu canal também, quem sabe?"


Compartilhar Google Plus

Autor ...

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial